Sabe aquela história de que a mudança começa em você? Que você pode fazer a diferença – sem precisar esperar por ninguém? Então… Sabia que todo ano, até 6% do seu Imposto de Renda podem ser revertidos para os Fundos da Criança e do Adolescente? E é só você decidir isso e direcionar esse recurso de maneira certa – só depende de você. Quer ver?
Com o banco Santander, por exemplo, você pode escolher destinar esse recurso para uma das iniciativas do Amigo de Valor, um dos maiores programas de mobilização social do país. Até hoje o programa já beneficiou mais de 44 mil crianças e adolescentes em mais de 190 municípios, arrecadando cerca de R$ 71 milhões para os Fundos Municipais, garantindo os direitos do público infanto-juvenil.
Em 2013, com apoio de uma consultoria especializada, foram selecionados de acordo com índices de educação, saúde, renda e emprego, 56 munícipios para serem apoiados pelo programa. Além disso, com o dinheiro arrecadado no mesmo ano, foi realizado um diagnóstico completo sobre a situação de crianças e adolescentes dos municípios selecionados, para que nos próximos dois anos, com o dinheiro que será arrecadado, os planos de ação para esses municípios sejam colocados em prática. Legal, né? Basta você querer que pode participar gratuitamente. Então vamos fazer o bem! De 03 a 21 de novembro procure um gerente para fazer a sua contribuição ou ligue na Central de Atendimento. Para saber mais sobre os projetos apoiados acesse aqui.
Pessoa Física
• Se você declara Imposto de Renda pelo formulário completo, pode destinar até 6% do IR. O valor destinado pode ser abatido do imposto devido.
• Se declara pelo formulário simplificado ou é isento, participe fazendo uma doação a partir de R$ 5,00.
Pessoa Jurídica
• A empresa que opera pelo lucro real pode direcionar até 1% do IR devido aos Fundos
Municipais. O incentivo fiscal incide somente sobre o valor do Imposto de Renda calculado mediante aplicação da alíquota de 15%;
• A empresa que declara o Imposto de Renda no modelo simples ou lucro presumido também pode contribuir fazendo uma doação não dedutível.