Acho que toda noiva tem pelo menos um projeto de DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) para o seu casamento, né? Como o dia do nosso casamento vem se aproximando (ai que nervoso!), resolvemos começar os projetos que eu inventei – e coloquei a família toda para trabalhar! É muito bom envolver as pessoas nos preparativos. Acredito que o resultado final fique bem lindo e emocionante com uma pedacinho de cada pessoa que você gosta na decoração.

noiva-diy

E em épocas de crise, podemos economizar bastante fazendo algumas coisas por conta ao invés de contratar ou alugar – ou até mesmo gastar a mesma coisa mas fazer algo único, só seu, super personalizado. Hoje vou falar sobre algumas coisas que estamos colocando a mão na massa e que você pode se inspirar também seja para o casamento, o chá, aniversário, festa infantil, formatura, etc. Sei que nem todos os projetos são simples e nem se adaptam a realidade das noivas, mas sempre tem algo que podemos tentar. Eu tenho a sorte de ter uma mãe artista, o que ajuda muito, né? Obrigada mãe linda por literalmente colocar a mão na massa com muito amor! Vem conferir o que estamos aprontando (sem tantos detalhes dessa vez pois como o casamento ainda não aconteceu preciso deixar um mistério para os convidados não lerem tudo aqui antes, né? kkk)!

DIY de Sousplat

Eu sei, eu sei. Ideia um pouco ousada! O aluguel do sousplat não é tão caro, mas é sempre o mesmo. Em todos os casamentos (pelo menos aqui em Porto Alegre) nós vemos os mesmos sousplats, idênticos uns aos outros – que não deixam de ser lindos, mas eu queria algo com mais personalidade e aproveitei os dotes da minha mãe para me ajudar. Mas nada que seja impossível de fazer sozinha. Nós cortamos as rodas de papelão e forramos com algumas estampas lindas que escolhemos como tema do casamento. Está ficando show! Quando ficarem prontos eu mostro todo o passo a passo por aqui. Sobre o custo, você consegue economizar 50% do valor do aluguel, mais ou menos. Se o casamento foi muito grande, impossível de fazer todos, você pode optar por fazer personalizado somente os da mesa dos noivos ou de metade das mesas totais, combinando com outros mais neutros alugados. Dá um charme especial na festa!

sousplat-diy

Fechamento de guardanapo

Para combinar com o seu sousplat você pode fazer também o fechamento do guardanapo. Tem diversos modelos e vários são muito fáceis de fazer. Por exemplo: para fazer um fechamento de guardanapo de pérolas basta comprar em lojas especializadas um rolo de fio, pérolas e outras pedras que você goste e fazer como se fosse uma pulseira. Quem nunca brincou de fazer bijuteria? Basta relembrar a infância. Depois é só colocar o guardanapo dentro. Também podemos fazer uma alcinha com tecido de juta para um casamento rústico, uma flor de tecido ou até mesmo forrar pedacinhos do rolo do papel toalha com o mesmo tecido dos sousplat. Para casamentos mais tradicionais basta aprender no youtube como dar um belo laço chanel e grudar em uma alça de fita mimosa grossa. Fica ótimo!

porta guardanapo diy casamento

Geléia caseira

Se você tem mãe, vó ou alguma amiga com dotes culinários (ou você mesmo) aposte nas geléias caseiras para as lembrancinhas. Ficam um charme! Você pode mandar fazer rótulos personalizados e colar em cada potinho – nós estamos usando embalagens recicladas de papinha de neném – basta ir pedindo para as amigas que tem crianças, muita gente vai guardando esse tipo de coisa. Fica um amor com uma fitinha mimosa!

geleia lembrancinha

 Caixa de toilette

Essa é super fácil de fazer em casa e toda noiva pode se aventurar nesse DIY! Como são apenas duas caixinhas de toilette (uma para o banheiro feminino e outra para o masculino) não é tanto trabalho e fica um charme. Nós vamos forrar duas caixas de papel grossinho (você encontra em qualquer papelaria) com o mesmo tecido que estamos forrando os sousplat. Você também pode fazer em madeira, comprando a caixa em qualquer loja de artesanato. Assim a caixinha vai durar bastante e você pode usar em casa depois. Basta forrar a caixa desejada (inclusive podemos aproveitar alguma que temos em casa) com o tecido que você gostar mais, comprar algumas coisas na farmácia que você julgue bacana ter dentro da caixinha (absorvente, desodorante, engov, paracetamol, lencinhos, etc) e colocar dentro. Você pode inclusive fazer o rótulo personalizado para alguns desses itens. Bem fácil e divertido!

kit toillete casamento

Almofadas para decorar

Forrar almofadas com um tecido bacana é super fácil e barato – e dá um toque especial no lounge da festa. Basta comprar algum tecido que te agrade e combine com a festa e costurar uma capa para alguma almofada que você já tenha em casa ou na casa da sua mãe. O legal é que depois vocês podem usar as almofadas em casa e sempre lembrar do dia do casamento, além de enfeitar a sala. Eu fiz isso na minha formatura e adorei – as almofadas rosa pink estão até hoje com a gente.

almofadas lounge casamento

Cortinas divertidas

Essa dica vale tanto para o casamento quanto para o chá de panela ou lingerie. As cortinas de papel ficam a coisa mais fofa e são super fáceis de fazer. Dá pra ser de corações, de bolinhas, de tsuru (dobraduras de passarinho), etc. Basta cortar vários pedacinhos do formato que você quer, unir com um fio de nylon transparente e pronto! Daí é só pedir para alguém pendurar no dia (sua cerimonialista pode te ajudar com isso). Fica um ótimo backdrop para fotos com custo muito baixo.

cortina papel casamento diy

Vasinhos reciclados

Essa é outra dica bacana para casamentos mais rústicos e para o chá. Sabe aqueles vidros de molho de tomate? Ou aqueles de compota? Vá guardando ao longo de um ano inteiro de preparativos. Eles podem ser muito úteis para fazer uma charmosa composição de vasinhos com flores, mesinhas de bistrô, etc. Você pode decorar eles com pérolas (para um chá mais charmoso ou um casamento elegante) ou com juta (para os eventos mais rústicos). Fica lindo e também com um custo quase zero.

vaso-molho-tomate

Acho tão bacana essas ideias originais, recicladas… Fazem muito bem tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. O casamento já tem tantos custos elevados, tantas coisas idênticas uns aos outros, muitas vezes com muito prejuízo para o meio ambiente. Então o que custa fazer o que podemos? Te garanto que mesmo se não der certo, a diversão é garantida. Para evitar correria e stress desnecessário, não deixe tudo para a última hora. O quanto antes vocês forem finalizando os projetos, melhor. Lembre-se de que erros podem acontecer pois não somos profissionais, né? Bora colocar a família toda e o noivo também para ajudar nos preparativos e criar um evento com muito amor envolvido.

Post Anterior

Look do dia: Calça estampada

Próximo post

Cabelo perfeitamente bagunçado: Surf Breeze The Beauty Box