Desde que eu sai da casa dos meus pais (que é super grande) e vim morar com o meu namorado no nosso apartamento (que é super pequeno, em comparação com a casa) venho pesquisando dicas e truques para o apartamento parecer maior. Logo que viemos para cá tínhamos a sensação de que ele era muito pequeno porque nossas referências eram sempre casas grandes e espaçosas. Com os apartamentos cada vez menores é sempre bem vindo um truquezinho a mais para aproveitar melhor os pequenos espaços e também dar uma sensação de amplitude, né?

ap mulher

A primeira dica que eu dou é tomar muito cuidado com a cor das paredes. Claro que não precisa ser tudo branco, para quem não gosta mas que isso ajuda a parecer que o ambiente é maior, não existem dúvidas (aqui no meu apartamento são todas as paredes brancas por enquanto e eu gosto muito… deixei os detalhes de cores nos objetos, decoração, etc). A minha dica é ao invés de pintar uma parede colorida, coloque um espelho grande na parede toda – aumenta muuuuito o ambiente e é lindo e elegante. Se você quer muito uma parede colorida ou com um papel de parede, escolha a menor parede do ambiente para pintar. Se você quer todas as paredes roxas, por exemplo, tudo bem. Desde que você faça o piso roxo também, entendeu? A idéia aqui é deixar os limites suavizados e assim o apartamento parece maior. Então, todas as paredes e o chão da mesma cor é a melhor opção para quem quer que o ambiente pareça maior. Claro que nada disso é uma regra rígida, é somente a minha opinião.

apartamento feminino decorado

Outra dica é optar por móveis planejados ou sob medida, pelo menos nos ambientes principais. Isso faz uma super diferença no aproveitamento de espaço e faz seu apartamento parecer muito maior. Os nossos do apartamento fizemos com a empresa Eko Ambientes, que eu super indico. Caso não seja po$$ivel no momento, tire a medida super bem antes de comprar um móvel, para que ele se adapte o melhor possível no tamanho. Móveis grandes demais fazem o ambiente parecer menor, e pequenos demais também. Além disso móveis pequenos demais fazem você perder espaço útil que poderia guardar coisas (vai por mim, cada milímetro é essencial nessas horas). Falando em móveis, é sempre melhor escolher os aéreos, aqueles que não tocam no chão, sabe? Faz muita diferença na sensação de espaço.

moveis suspensos

As cortinas escolhidas também merecem uma atenção especial. Nos ambientes que isso é possível, escolha sempre uma que vá do teto até encostar no chão. Vocês não acreditam na diferença que isso faz. O pé direito parece muito menor se a cortina não vai até o chão ou se ela não começa do teto. Esqueça aquelas cortinas que só tapam a janela, o ideal é tapar a parede inteira. Se você escolher a cortina de alguma cor (aqui no apartamento ela é cinza), ela já faz o trabalho de colorir alguma parede – nesses casos que a cortina não é da cor das paredes, tome ainda mais cuidado ao pintar alguma das paredes de alguma outra cor.

Os tapetes (além de lindos) podem ajudar muito (ou atrapalhar muito) para você conseguir o ambiente com o “tamanho perfeito”. Opte por tapetes de grandes dimensões e dispense totalmente os pequeninhos. Tapetes pequenos dão a impressão de estar em um espaço cheio de divisões, mais apertado e menor. Evite!

Uma dica legal é usar e abusar de móveis “transparentes”. Cadeiras de acrílico, mesa de vidro, etc. Isso faz com que os móveis “desapareçam” e amplia muito o ambiente. Use os móveis também como ponto de luz. Alguma poltrona colorida (rosa pink!), cadeiras coloridas, etc fazem do ambiente mais descontraído sem poluir.

seu apartamento parecer maior

apartamento parecer maior

Se possível, ainda durante a obra, elimine o máximo de paredes para ganhar espaço integrando os ambientes. Sei que essa não é uma dica fácil, mas quem compra o apartamento na planta, por exemplo, pode interferir nesse tipo de coisa e ganhar muito mais espaço útil. Claro que se o seu caso é aluguel ou já comprou o apartamento pronto, isso fica um pouco mais difícil.

sem paredes

O mais importante é ter muito amor pelo seu cantinho! Não importa o tamanho que ele tem e sim a quantidade de amor que mora por ali!

Post Anterior

A cura

Próximo post

Nega Maluca com Nutella