Voltei da Itália com um novo vício: Aperol Spritz! O drink tem origem italiana, mais especificamente da região de Veneto. Eu não sou muito de beber mas esse drinks me conquistou em Roma. Todas as mesas pediam o drink e era impossível não cair na tentação. Praticamente todas as pessoas estavam bebendo uma taça laranja chamativa, independente da hora do dia.

Um dos muitos pritz que eu bebi em Roma... Saudades!
Um dos muitos spritz que eu provei em Roma… Saudades!

O Aperol foi criado em 1919 pela família Barbieri, em Pádua, na Itália. Um tempo depois, uma campanha de publicidade foi publicada nos jornais mostrando a bebida como uma opção “light” para as mulheres que quisesse manter o corpo em dia graças ao seu baixo teor alcoólico.

A versão Aperol Sprits spritz veio bem mais tarde, somente em 1980. Mas o drink laranja ficou popular somente em 2005 e 2006 quando estudantes do Vêneto pegaram gosto pelo Aperol misturado com Prosecco e água com gás. Delícia! Vem aprender a fazer esse drink que é sucesso na Europa e no mundo inteiro – ele é fraquinho (menos de 11% de álcool), levemente amargo, no ponto certo.

aperol-spritz-em-roma

Aperol Spritz: Ingredientes

– 2 dose de Aperol
– 3 doses de espumante brut
– 1 dose de água com gás
– Gelo
– 1 fatia de laranja

Modo de preparo do Aperol Spritz

Preparar o Aperol Spritz é muito fácil. Encha uma taça de vinho (ou a taça da sua preferência) com gelo, adicione o espumante e a água com gás e por último o Aperol. Decore com uma fatia de laranja – ou coloque dentro do copo. Prego (como diriam os italiano)! Fácil, né? Ideal para receber os amigos junto com comidinhas deliciosas. Saúde!

Quem for para Roma não deixe de provar muitos spritz no bairro Trastevere (todos os bares e restaurantes tem no cardápio). Já em milão tem um bar dedicado exclusivamente ao drink, o Terraza Aperol. Imperdível e quase um ponto turístico!

Post Anterior

Roma: Looks e dicas

Próximo post

Diário de noiva: Como escolher o buquê?