Quem me segue no instagram e no snapchat (vfeminina) viu a receita do melhor bolo de cenoura do mundo que postei por lá. É um bolo de cenoura sem erro, que todo mundo acerta! A internet tá cheia de receitas de bolo de cenoura que ficam uma droga. Aquela coisa meio brownie abatumado sabe? Ninguém merece! Na minha opinião fazer um bom bolo de cenoura é quase uma arte: super difícil de acertar e deixar ele fofinho, leve e nada abatumado. Do que adianta uma receita de bolo de cenoura fácil e rápida se não fica gostoso? Melhor gastar 10 minutos a mais na cozinha e caprichar, né? Eu demorei anos até formular a receita do bolo de cenoura perfeito. E não sou só eu – já vi muita gente reclamando que nunca consegue acertar a mão na hora do bolo de cenoura, até mesmo doceiras experientes erram com ele. Foram inúmeras tentativas e erros até chegar na receita perfeita. Quer aprender? Conhecer todos os segredos do melhor bolo de cenoura do mundo? Vem cá!

O bolo de cenoura perfeito

Ingredientes

– 3 ovos
– 2 1/2 (duas e meia) xícaras de farinha de trigo
– 1 1/2 (uma e meia) xícaras de açúcar
– 2 xícaras de cenoura picada, descascada e cozida por 5 minutos
– 200ml de óleo (girassol, canola ou milho)
– 1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo

A primeira dica de ouro é cozinhar um pouquinho a cenoura picada – basta uns 5 minutinhos, somente um susto mesmo. Isso faz muita diferença na leveza da massa e no sucesso do bolo de cenoura! Depois de cozida, leve ao liquidificador a cenoura (a quantidade de cenoura é muito importante, o ideal é ser super fiel as duas xícara de cenouras picadas pois assim fica bem mais fácil acertar do que dar a medida por quantidade de cenouras, pois cada uma tem um tamanho) , as gemas dos ovos (somente as gemas, as claras deixe em outro recipiente) e o óleo. Bata bem até formar uma pasta homogênea. Depois adicione ao liquidificador peneirando tudo (passe em um coador na hora de adicionar no liquidificador) a farinha e o açúcar. Não deixe de coar todos os ingredientes secos, isso é super importante para o bolo de cenoura perfeito! Bata bem. Caso o seu liquidificador não aguente o tranco, pode misturar bem com uma espátula. No recipiente a parte, bata as claras em neve. É só bater com uma batedeira as claras até ficarem bem firmes. Adicione a mistura do liquidificador nas claras em neve, incorporando de leve, sem mexer muito rápido. Vá, com calma, misturando tudo bem lentamente. Em seguida, misture o o fermento também bem devagarinho.

Pré aqueça o forno de 180 graus, unte a forma de sua preferência, despeje a mistura e leve ao forno. Cuide muito bem o tempo! Aqui no meu forno, que é elétrico e super potente, ele fica em torno de 17 minutos somente. Eu indico deixar 15 minutos, abrir o forno e colocar um palito de dente no centro. Se sair seco, tá pronto. Caso contrário faça o mesmo teste depois de 5 minutos. Não dá pra deixar passar o tempo pois fica cru. Mas só abra a porta do forno depois dos primeiros 15 minutos, ok? Receita de bolo de cenoura não podemos inventar muito – temos que seguir a risca todos os passos e ingredientes, daí não tem erro! Façam direitinho, seguindo todas as etapas e conferindo bem a receita e depois me contem se não é o bolo de cenoura mais delicioso que vocês já provaram. Bom apetite!

Calda

Deveria ser proibido por lei fazer bolo de cenoura sem calda de chocolate! Para fazer aquela cobertura que é crocante no ponto certo, levar 6 colheres de sopa de achocolatado, 6 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de leite e 3 colheres de manteiga ao fogo. Mexer por uns 5 minutos e colocar sobre o bolo. Nhammm!

bolo de cenoura

Uma delícia e lindo demais, né? Experimente e me marque na foto (@vfeminina) para eu ver!

Post Anterior

Inspiração: O que usar no Natal

Próximo post

Protetor solar para pele oleosa: Top 4