Fazia tempo que eu não trazia aqui para o blog uma receita delícia, né? Eu fiz esse risoto cremoso de camarão e alho poró no dia dos namorados e foi sucesso total. Ficou delicioso e precisei vir compartilhar com vocês. É uma receita que pode ser feita tanto com o camarão quanto sem, somente com o alho poró – afinal, não é sempre que conseguimos um camarão fresco, né? Ou se alguém é alérgico, não gosta, etc. Você pode fazer o mesmo risoto, a mesma receita, só excluindo a parte do camarão. Vem conferir!

risoto camarao

Ingredientes para o risoto cremoso de camarão (2 pessoas)

– 500g de camarão médio/grande
– 1 copo de vinho branco (de boa qualidade)
– 1/2 talo de alho poró (só a parte branca)
– 1 xícara de arroz especial para risoto (arbóreo ou carnaroli)
– Caldo de legumes
– Salsinha a gosto
– 1 xícara de tomates cereja
– 2 colheres de sopa de requeijão
– 1/2 cebola
– 1 dente de alho
– Queijo parmesão a gosto
– 1 limão siciliano
– 2 colheres de manteiga

risoto camarao cremoso receita

Modo de preparo

Tempere os camarões com sal e o suco de um limão siciliano. Deixe alguns minutos para pegar o gosto e refogue os camarões com 1 colher de manteiga e uma pitada de óleo. Reserve.

Pique a cebola e o alho e refogue com um fio de óleo. Adicione o arroz e dê uma fritadinha nele por 1 minuto. Adicione o vinho e deixe secar com fogo médio – vá mexendo. Quando secar vá adicionando o caldo de legumes (caso você não prepare o caldo da maneira que deve ser, aqueça uma panela com água e 2 tabletes de caldo de legumes industrializado – facilita muito no dia a dia). Sempre adicione 1 xícara de caldo e vá mexendo até secar. Vá adicionando o alho poró picado ao longo do cozimento do risoto. Isso vai fazer com que tenha diversas texturas – desde mais mole até mais crocante. Repita o processo até que o arroz esteja no ponto – não deixe passar muito, o ideal é ficar um pouco al dente.

Quando estiver no fim do cozimento, adicione os camarões e os tomatinhos picados. Adicione o requeijão, o queijo parmesão e a salsinha. Mexa bem e deixe a panela fechada 5 minutos antes de servir para que os ingredientes descansem um pouco. Adicione 1 colher de manteiga, mexa bem e sirva em seguida – não se esqueça de decorar com um raminho de alecrim, uma fatia de limão, salsa ou um camarão grelhado tamanho GG. Eu finalizei com um fio de azeite de oliva com trufas negras – ficou dos deuses!

Bom apetite!

Post Anterior

Batom Benefit: They're Real - Double the Lip

Próximo post

O tênis do momento: Nike Cortez